Qual o valor de uma sessão de acupuntura?

Acupuntura é uma terapia de origem chinesa, que usa agulhas finas para estimular os canais energéticos do corpo. Acredita-se que essa estimulação possa ajudar a equilibrar a energia vital (conhecida como QI), promovendo a saúde e o bem-estar. 

Essa técnica é utilizada como tratamento complementar para diversas condições, incluindo dor crônica, enxaquecas, problemas digestivos, problemas de saúde mental, alergias, doenças autoimunes e mais.

Confira a seguir mais detalhes sobre como funciona a acupuntura e como são realizadas suas sessões.

Como é uma sessão de acupuntura? 

Uma sessão de acupuntura geralmente envolve a inserção de finas agulhas esterilizadas em pontos específicos do corpo para estimular os nervos, músculos e tecidos. Esses pontos são conhecidos como pontos de acupuntura e acredita-se que, uma vez estimulados, ajudem a melhorar a circulação de energia ao longo de meridianos do corpo. 

Como é uma sessão de acupuntura? 
Como é uma sessão de acupuntura? 

Tudo começa com uma conversa, na qual o paciente relata ao profissional quais são suas queixas e incômodos. O especialista em acupuntura avaliará os sintomas, essa avaliação faz uso de técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e identifica os pontos de acupuntura a serem tratados.

Após essa análise, o diagnóstico é realizado e as agulhas são inseridas em profundidades diferentes para estimular diferentes áreas de tecido. Depois que as agulhas tiverem sido colocadas, basta relaxar e manter-se imóvel na maca, enquanto elas estimulam os pontos que devem ser trabalhados segundo o diagnóstico realizado pelo profissional. 

O objetivo da acupuntura é restaurar o equilíbrio energético e promover a cura. Ela age de maneira muito sutil no organismo, tratando questões de saúde física, mental e emocional. Segundo a abordagem holística da acupuntura, a saúde plena depende do equilíbrio entre esses aspectos. 

Geralmente, as agulhas são mantidas por cerca de 20 a 30 minutos e, às vezes, são ligadas a um dispositivo de baixa corrente elétrica. A sessão geralmente dura entre 30 e 60 minutos, dependendo da área tratada e dos problemas de saúde do paciente.

A primeira sessão pode durar mais tempo que as demais, já que envolve a avaliação e o estudo do problema de cada paciente para determinar qual a técnica de acupuntura mais adequada a ser utilizada.

Após essa análise, o diagnóstico é realizado e as agulhas são inseridas em profundidades diferentes
Após análise, o diagnóstico é realizado e as agulhas são inseridas em profundidades diferentes

Pacientes que fazem uso de algum medicamento para seu problema de saúde não devem interromper o tratamento devido à acupuntura, já que não há qualquer indício de interferência entre essas intervenções. 

Em alguns casos, a acupuntura pode ajudar a diminuir a dose de medicamentos para dor ou outros sintomas, mas não se deve interromper o uso de medicamentos sem a permissão do seu médico.

Geralmente, os melhores resultados são obtidos a partir da integração de diversos tratamentos, que complementam e potencializam uns aos outros. 

Durante a realização da acupuntura, o paciente sente um leve formigamento ou uma sensação de pulsação em torno do local onde estão as agulhas.

O terapeuta também pode usar outros métodos de tratamento, como o moxabustão (aplicação de calor em torno da agulha), ventosas, massagem e exercícios terapêuticos para aumentar a eficácia do tratamento.

Quanto custa uma sessão de acupuntura? 

O valor de uma sessão de acupuntura pode variar, influenciado por diversos fatores, mas o preço médio nacional varia entre R$ 40 a R$ 250. 

Isso vai depender da cidade onde será realizado o procedimento, a experiência e reputação do profissional responsável, os tipos de técnicas aplicadas durante a sessão, o tempo de duração da sessão em si, o número previsto de sessões, entre outros aspectos que fazem toda a diferença na hora de determinar o preço do serviço prestado. 

Quanto custa uma sessão de acupuntura? 
Quanto custa uma sessão de acupuntura? 

O tipo de técnica utilizada na sessão é um dos principais fatores que interferem no seu preço. Se a acupuntura for alternada com outro tipo de terapia (como uma massagem relaxante, por exemplo), o preço tende a subir. Em geral, a auriculoterapia (ou acupuntura realizada especificamente na orelha) custará menos do que a intervenção em vários pontos do corpo. 

Diversos profissionais da área da saúde podem realizar acupuntura, desde que façam um curso de especialização para atuar no ramo. No entanto, o mais seguro e indicado é confiar em médicos acupunturistas (também chamados de acupunturiatras), que são os profissionais mais qualificados para realizar o diagnóstico do problema e tratar o paciente de forma eficaz.  

Quando a acupuntura é praticada por outros profissionais que não tenham formação médica, ela deixa de ser segura e oferece riscos de acidentes, como sangramentos, pneumotórax, infecções e lesões de nervos. Os médicos recebem treinamento em sua formação para evitar esse tipo de problema, e mesmo que aconteça, sabem como tratá-los da maneira mais adequada.

A acupuntura pode ter contraindicações dependendo do quadro e estado de saúde do paciente. Ao consultar um médico acupunturista, ele terá condições de avaliar seu caso, identificar possíveis contraindicações e orientar qual o melhor tratamento, se a acupuntura não for adequada. 

A acupuntura pode ter contraindicações dependendo do quadro e estado de saúde do paciente
A acupuntura pode ter contraindicações dependendo do quadro e estado de saúde do paciente

Em relação aos efeitos colaterais, a acupuntura pode ocasionar pequenos sangramentos no local onde a agulha é inserida, mas isso não acontece sempre, e mesmo que aconteça, são apenas uma ou duas gotinhas de sangue.

Hematomas também são raros de acontecer, e a dor no local de inserção é passageira e de pouca intensidade. Após a sessão, a pressão sanguínea pode baixar, por isso é recomendado levantar-se devagar até que ela se restabeleça.

Em muitos casos, a acupuntura pode ter efeito imediato para aliviar a dor e diminuir a ansiedade, mas também tem efeitos a médio e longo prazo. Por isso, pode ser necessário fazer várias sessões para obter melhores resultados. 

O tratamento geralmente pode ser composto por uma quantidade entre 5 a 10 sessões, que podem ser realizadas uma ou duas vezes por semana.

Em casos crônicos, pode ser recomendado realizar uma quantidade maior de sessões, de acordo com o tratamento que o médico julgar mais adequado e necessário para obter os resultados desejados. 

Quais os benefícios da acupuntura? 

Há diversas situações nas quais a acupuntura pode ser indicada como método complementar ao tratamento médico. Segundo os especialistas desta técnica, a estimulação de pontos específicos localizados sobre os meridianos do corpo pode ajudar a equilibrar o fluxo de energia, aliviando dores e demais sintomas e melhorando a função dos órgãos internos. 

Quais os benefícios da acupuntura? 
Quais os benefícios da acupuntura? 

A técnica é conhecida principalmente por ser eficaz no alívio da dor crônica e aguda, em condições tais como dor nas costas, dor de cabeça, artrite, sinusite, dor no ombro e torcicolo.

A acupuntura também tem sido muito utilizada como técnica auxiliar para amenizar os sintomas de distúrbios psicológicos, como ansiedade, depressão, estresse, insônia e síndrome do pânico.

Em geral, é eficaz no tratamento de condições de saúde diversas, e pode ajudar a reduzir a inflamação de áreas como articulações e tecidos musculares. Pessoas que estão fazendo quimioterapia e/ou que sofrem com enxaqueca, náuseas, alergias e asma também podem usufruir dos benefícios oferecidos pela acupuntura. 

Ela é eficaz no tratamento de diversas doenças
Ela é eficaz no tratamento de diversas doenças

A técnica também melhora a qualidade e duração do sono, estimula o sistema imunológico (potencializando a ação de combate contra infecções e outras doenças), melhora a circulação sanguínea e ameniza os sintomas da menopausa (como ondas de calor, sudorese noturna e irritabilidade).

E você, já conhecia todos esses benefícios da acupuntura? Para ficar sempre por dentro dessa e de outras terapias complementares, continue acompanhando o nosso blog!

Posts Similares