cefaléia

O que é e quais são as causas da cefaléia?

Você com certeza já sofreu com uma dor de cabeça chata que só passa com remédio, nao é memo? O termo médico para essa dor é cefaléia. Ela pode ocorrer por diversos fatores, como tensão muscular, enxaqueca, inflamação ou infecção do crânio, problemas de visão, entre outras causas. 

A dor de cabeça pode variar em intensidade e duração, sendo que alguns tipos podem ser acompanhados de outros sintomas, como náusea, vômito, sensibilidade à luz e ao som, entre outros. 

O tratamento vai depender da causa subjacente e pode envolver medicamentos, mudanças na dieta ou estilo de vida, fisioterapia ou terapia cognitivo-comportamental.

O que fazer para evitar a cefaléia

Manter uma rotina saudável ajuda a prevenir o aparecimento da cefaléia.
Manter uma rotina saudável ajuda a prevenir o aparecimento da cefaléia.

Se você sofre com dores de cabeça constante, confira algumas medidas que podem ajudar na prevenção:

  1. Tenha uma rotina de sono adequada, dormindo a quantidade de horas suficiente e evitando dormir demais ou de menos;
  2. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Evite pular refeições e tenha uma dieta equilibrada com alimentos ricos em nutrientes;
  3. Beba bastante água durante o dia, mantendo o corpo hidratado;
  4. Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cafeína;
  5. Tente diminuir o estresse e pratique atividades que o ajudem no relaxamento, como yoga e meditação;
  6. Mantenha uma postura adequada ao sentar e trabalhar, evitando tensões musculares no pescoço e na região da cabeça;
  7. Faça pausas frequentes durante o dia, especialmente se trabalha em frente ao computador ou realiza atividades que exigem muita concentração;
  8. Evite exposição prolongada a telas de computador, celular ou televisão, dando intervalos frequentes;
  9. Procure identificar e evitar situações que possam desencadear a dor de cabeça, como alimentos específicos, ambiente com luzes muito fortes ou muito escuro, entre outras.

Quando é indicado procurar um médico

Muitas vezes, consideramos normal ter dor de cabeça. Mas, é importante procurar um médico se você estiver apresentando cefaleia com frequência e intensidade que está prejudicando sua qualidade de vida. 

Além disso, deve-se procurar atendimento imediato se a dor for acompanhada de outros sintomas considerados graves, como:

  • Dor intensa e súbita;
  • Rigidez na nuca;
  • Confusão mental;
  • Dificuldade em falar ou entender;
  • Perda de consciência;
  • Alterações visuais;
  • Dormência ou fraqueza em algum membro;
  • Febre alta.

Portanto, se você já possui um histórico de cefaléia e começar a apresentar novos sintomas ou um padrão diferente de dor de cabeça, também é importante buscar orientação médica. 

O médico irá fazer uma avaliação clínica e solicitar exames para identificar a causa da dor de cabeça e indicar o tratamento adequado.

Tratamentos alternativos para cefaléia

Há algumas opções de tratamentos alternativos que podem ajudar a aliviar os sintomas da dor de cabeça. No entanto, é importante lembrar que esses tratamentos não substituem o cuidado médico e podem não ser eficazes para todos os casos. Confira algumas opções:

Acupuntura

Técnica chinesa que envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para aliviar a dor. 

Acredita-se que acupuntura ajuda a aliviar a dor de cabeça ao estimular pontos específicos do corpo, que correspondem a áreas do cérebro relacionadas à dor e ao estresse.

A acupuntura tem sido aplicada com eficiência para o tratamento de dores, incluindo a cefaléia.
A acupuntura tem sido aplicada com eficiência para o tratamento de dores, incluindo a cefaléia.

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association indicou a eficácia da acupuntura no tratamento da cefaléia tensional e da enxaqueca. No entanto, é importante lembrar que a resposta à acupuntura pode variar de pessoa para pessoa e nem sempre é eficaz para todos os casos.

É imprescindível escolher um profissional qualificado e experiente em acupuntura para garantir a segurança e eficácia do tratamento. Além disso, a acupuntura deve ser realizada com agulhas descartáveis e em um ambiente limpo e esterilizado para reduzir o risco de infecções.

Massagem

Técnicas de massagem ajudam no relaxamento dos músculos tensos do pescoço e da cabeça, aliviando a dor de cabeça.

Os tipos de massagens aplicadas para a dor de cabeça são: massagem craniana, massagem nas têmporas, massagem nos ombros e reflexologia, que é a aplicação de pressão em pontos específicos do pé que correspondem à dor de cabeça.

Quiropraxia

Técnica envolve o ajuste da coluna vertebral e alivia a dor de cabeça associada à tensão muscular e problemas de postura.

A quiropraxia pode ser eficaz no tratamento de alguns tipos de dor de cabeça, especialmente quando a causa é uma disfunção ou desalinhamento na coluna vertebral ou no pescoço. 

Um estudo feito pela American Chiropractic Association diz que a técnica é útil no tratamento da cefaleia tensional, que é um tipo comum de dor de cabeça causada por tensão muscular no pescoço e ombros. Além disso, a quiropraxia também pode ser eficaz no tratamento de enxaquecas, especialmente quando o paciente experimenta dor em um dos lados da cabeça ou quando a enxaqueca é causada por uma disfunção na coluna vertebral.

Fitoterapia

Algumas plantas medicinais, como a camomila, a valeriana e a erva-cidreira, podem ajudar a aliviar a dor de cabeça e o estresse. É importante lembrar que o uso de plantas medicinais deve ser feito com orientação de um profissional qualificado, já que alguns podem ter efeitos colaterais ou interagir com medicamentos.

Terapia cognitivo-comportamental

Identifica e modifica padrões de pensamento e comportamentos que contribuem para a dor de cabeça, como a tensão muscular e o estresse.

É importante ressaltar, contudo, que essas opções de tratamento alternativo devem ser realizadas com orientação de um profissional qualificado e não substituem o cuidado médico adequado.

Conheça a Cura Prânica

Grande parte das pessoas hoje sofre algum tipo de problema físico, emocional ou psicológico como dores crônicas, traumas, estresse, depressão, emoções de tristeza ou raiva, vícios que restringem pessoas à terem sucesso e serem felizes.

Se tratados energeticamente, e de maneira segura, em grande parte é totalmente eliminado e abre uma porta para uma nova vida, mais calma e mais feliz.

A Psicoterapia Prânica pode auxiliar e acelerar o processo de cura eliminando energias negativas, pensamentos negativos e destrutivos, pensamentos calcificados e irreais, traumas, vícios e compulsões, e muito mais!

Posts Similares