Veja quais são os piores sintomas da ansiedade

Quais são os piores sintomas da ansiedade?

Todos nós já tivemos, em algum momento da vida, a sensação de que algo ruim vai ou pode acontecer. Geralmente, essas sensações antecedem um evento importante, como uma reunião ou até mesmo, uma viagem em família na manhã seguinte. Esses podem ser alguns dos sintomas da ansiedade……

Medos como perder a hora, gaguejar, esquecer o assunto, entre outros, são considerados níveis de ansiedade normais e é um sentimento de extrema importância para a nossa sobrevivência social.

O problema da ansiedade como doença acontece quando esse medo se torna maior do que o próprio problema – que muitas vezes, nem existe. A reação a isso passa a ser tão intensa que acaba nos impedindo de nos proteger ou de fugir.

A pessoa, simplesmente, congela. É nesse momento que outras fobias como o Estresse pós-traumático, o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) acabam nascendo.

Casos de Ansiedade no Brasil

Com o título pra lá de preocupante, de Campeão de Ansiedade da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil possui alarmantes 9,3% da população com problemas relacionados à ansiedade, o triplo da média mundial, superando em números os Estados Unidos, que fica com 6,3%.

O Brasil tem uma enorme parcela da população apresentando ansiedade
O Brasil tem uma enorme parcela da população apresentando ansiedade

Como percebido em outros continentes, as mulheres acabam sendo o público-alvo mais afetado dessa doença, chegando a 7,7% e os homens, com 3,6%.

Quando falamos da consideração em desenvolver a doença (possibilidade), subimos o número. Segundo Marcio Bernik, que é coordenador do programa de ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, cerca de 23% da população acabará apresentando alguns sintomas de ansiedade no decorrer de sua vida.

Segundo a pesquisa, o primeiro lugar é ocupado por Fobias, que são aqueles medos que apresentamos logo na infância, como de insetos, tirar sangue, andar de avião, entre outros. Em segundo, a ansiedade social, ocupando quase 10% desse total.

Por fim, transtornos mais generalizados, como Crises de Pânico e TAG são os que possuem menores índices.

Quais são os sintomas da Ansiedade?

Sensações e sentimentos podem variar de pessoa para pessoa. Envolvem, geralmente, as sensações subjetivas de apreensão e medo. Também é bastante comum a consideração de pensamentos catastróficos desproporcionais, que por sua vez, podem desencadear sintomas físicos.

Devido à liberação de cortisol e noradrenalina, o nosso corpo como um todo pode ser afetado numa crise de ansiedade. Essas substâncias acabam aumentando a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, justamente como preparar o seu corpo para reagir a possível ameaça.

Muitas vezes, sem que perceba, a pessoa passa a inalar mais ar (hiperventilação), o que pode piorar e agravar o quadro, já que com isso irá diminuir drasticamente o nível de gás carbônico no sangue, acionando os receptores localizados nas carótidas, que irão disparar sinais enganosos para reações cerebrais.

Aprenda a fazer o prognóstico
Aprenda a fazer o prognóstico

Para facilitar o prognóstico, vamos separar os sintomas da ansiedade em duas frentes: psicológicas e físicas.

Sintomas da ansiedade, psicológicos

Nesses casos, não necessariamente haverão manifestações físicas. Novamente, vale a pena reforçar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Notando a permanência de mais de um sintoma, é aconselhável que busque um profissional capacitado.

  • Medo
  • Apreensão
  • Insônia
  • Angústia
  • Inquietação
  • Medo e preocupação com desgraças futuras
  • Incapacidade de relaxar
  • Pensamentos desproporcionais e catastróficos
  • Sensação de que chegou ao limite
  • Dificuldade de concentração e foco
  • Perfeccionismo
  • Procrastinação

Sintomas da ansiedade, físicos

Devido à presença dos sintomas emocionais, alguns sintomas físicos podem se fazer presentes como:

  • Sensação de náuseas
  • Falta de ar
  • Sudorese
  • Formigamento de membros
  • Ondas de calor ou de frio
  • Tensão muscular
  • Tremores sem justificativa aparente
  • Dor no peito
  • Hiperventilação
  • Sensação de que a boca está sempre seca
  • Sensação de que vai desmaiar
  • Micção frequente
  • Dor de barriga (como diarréia)
  • Taquicardia (sentir o coração bater acelerado)
Os sintomas podem ser sentidos também na parte física do paciente
Os sintomas podem ser sentidos também na parte física do paciente

Não existem sintomas da ansiedade mais graves ou menos graves. Todos os sintomas merecem atenção e é certo que você deverá narrá-los ao seu médico de confiança. Por isso, percebendo um ou mais sintomas assim, procure ajuda especializada.

Tipos de transtornos de Ansiedade

Ao contrário do que se imagina, existem alguns tipos de transtornos de ansiedade classificados pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria. Vamos citar os mais comuns, veja:

Fobia Social

Ocorre quando a pessoa sente uma ansiedade paralisante, ou um medo intenso, de ser exposta a ambiente social, como uma festa, por exemplo.

Também pode ser desencadeada quando a pessoa tem que falar em público para diversas pessoas, como numa apresentação, sair com um pretendente, ir à uma premiação…

A Fobia Social é o que muitas pessoas chamam de timidez patológica.

Ansiedade Generalizada (TAG)

Por sua vez, a TAG é uma preocupação intrusiva relacionada a eventos corriqueiros, ou seja, coisas que fazemos no dia a dia. Ela acontece quase diariamente.

Quando somos menores, vemos a TAG se manifestar em situações como medo de terremoto, de fantasmas ou medo de guerra.

Por sua vez, a vida adulta passa a ter mais responsabilidade e então o medo de faltar dinheiro, dos atrasos, das responsabilidades cotidianas podem despertar uma crise de ansiedade.

Outros transtornos estão ligados a ansiedade
Outros transtornos estão ligados à ansiedade

Dores musculares intensas, cefaleia e problemas relacionados ao aparelho intestinal são muito frequentes em adultos identificados com TAG. Insônia e dificuldade para dormir e se concentrar se encaixam bem aqui, também.

Crises de Pânico

Também é classificada como um transtorno de ansiedade. Ocorre quando a pessoa está seguindo sua rotina e, de repente, por uns minutos, nota-se que ela perde o controle da realidade sem motivo aparente, e durante a crise, tem a sensação de que vai enlouquecer ou morrer.

Taquicardia, sensação de formigamento, boca seca, falta de ar e dores no peito costumam acompanhar os ataques. Estima-se, que um ataque de ansiedade de pânico dure, em média, 25 minutos.

Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

Eis um dos mais comentados. Quando vamos falar de TOC, precisamos deixar claro que temos, primordialmente, dois sintomas que precisam aparecer: os pensamentos intrusivos e os rituais que desenvolvem-se para amenizá-los.

Esses rituais podem ser de limpeza (por exemplo, lavar a mão o tempo todo), o de organização (tudo tem que estar numa determinada posição, não pode pisar nas linhas do chão, etc), o de verificação (ver se fechou a porta várias vezes), repetir a última palavra várias vezes até sentir que o tom saiu perfeito, entre outras.

Se a pessoa não fizer esse ritual, que pra ela é sagrado, é como se o pensamento intruso fosse se tornar realidade. Então, ela acaba sofrendo com a necessidade de resgatar a ritualística.

Agora fobia

Medo de aglomerações ou então, de situações onde o socorro poderia ser mais complicado e de difícil acesso, por exemplo, dentro de um túnel, quando se está dentro do elevador ou ainda no meio da arena de um show lotado. 

É importante evitar os gatilhos que possam desencadear as crises
É importante evitar os gatilhos que possam desencadear as crises

Aqui, o objetivo de vida da pessoa é fazer com que ela evite esse gatilho a todo custo, ou seja, prefere ir de escadas, prefere comprar VIP dentro de show onde tenha mais acesso e a localização seja de melhor acesso, entre outras.

Frequentemente, quando esse gatilho é acionado, termina em uma intensa crise de pânico.

Como se dá a ansiedade?

Fatores de predisposição genéticas e psicológicas contribuem para quadros de transtornos de ansiedade. Além disso, a alta exposição a fatores de estresse também podem corroborar.

Assim sendo, pessoas que vêm de famílias ansiosas acabam tendo mais chances de desenvolver um quadro ansiolítico.

Contudo, se você não tiver casos na família, mas viver em um ambiente com dificuldade econômica, cheio de crises, ou ainda, vivenciar experiências traumáticas como perdas e abusos, também poderá lidar com os sintomas da ansiedade num futuro.


Conheça a Cura Prânica

Grande parte das pessoas hoje sofre algum tipo de problema físico, emocional ou psicológico como dores crônicas, traumas, estresse, depressão, emoções de tristeza ou raiva, vícios que restringem pessoas à terem sucesso e serem felizes.

Se tratados energeticamente, e de maneira segura, em grande parte é totalmente eliminado e abre uma porta para uma nova vida, mais calma e mais feliz.

A Psicoterapia Prânica pode auxiliar e acelerar o processo de cura eliminando energias negativas, pensamentos negativos e destrutivos, pensamentos calcificados e irreais, traumas, vícios e compulsões, e muito mais!


Conheça o curso avançado de Pranic Healing

Pranic Healing é um sistema claro e didático de utilização da energia vital para melhorar qualquer aspecto da vida prática. Todos os cursos são presenciais e práticos, todos os conceitos apresentados são prontamente testados e praticados.

No primeiro nível, são introduzidos os princípios e técnicas por trás do funcionamento da Pranic Healing. Você irá praticar como sentir, ver e manipular a energia vital, aprenderá detalhes sobre a estrutura e funcionamento do corpo de energia e aplicará esse conhecimento em diversos exercícios, praticados em sala de aula, para a cura do corpo físico:

  1. Cura em si mesmo (auto-cura)
  2. Cura em outras pessoas.
  3. Cura à distância

Nesse curso você também irá aprender dentre diversos pontos:

  • O que é Karma, como ele funciona e como utilizá-lo como ferramenta.
  • A Meditação Nos Corações Gêmeos – Uma meditação curta e guiada, que tem um enorme poder de curar e aprimorar a vida de seus praticantes.  

Posts Similares