Quanto tempo demora para a acupuntura fazer efeito?
A acupuntura é uma modalidade terapêutica que faz parte da medicina tradicional chinesa, e vem sendo praticada há milhares de anos. Foi desenvolvida na China e utiliza agulhas, moxas (queima da artemísia para produzir calor local) e outros instrumentos, que servem para estimular pontos específicos no corpo e promover o tratamento necessário ao paciente.
Parte integrante de um conjunto de filosofias e técnicas desenvolvidas pelos chineses para compreender e combater doenças, a acupuntura só veio a ser introduzida no Brasil em 1986, por meio do relatório da 8º Conferência Nacional de Saúde.
Alguns anos depois, em 1995, foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina do nosso país.
O interesse por essa técnica tem crescido cada vez mais nos últimos anos, em função dos ótimos resultados que apresenta para uma série de problemas de saúde.
Confira a seguir como funciona a sessão de acupuntura, quanto tempo o tratamento demora para fazer efeito e outros detalhes que vale a pena saber.
Como é uma sessão de acupuntura?
A sessão de acupuntura geralmente começa com uma consulta prévia com o acupunturista, durante a qual o paciente discute seus sintomas e histórico de saúde. O acupunturista então realiza um exame físico e avalia o pulso e a língua do paciente para determinar qual tratamento é mais apropriado.
No Brasil, todo profissional da área da saúde pode obter uma especialização em acupuntura e trabalhar com a técnica, desde que a sua formação contemple conhecimentos em anatomia e fisiologia.
Sendo assim, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e nutricionistas, entre muitos outros profissionais, podem atuar com a acupuntura.
Durante a sessão propriamente dita, o paciente geralmente fica sentado ou deitado em uma maca, em uma posição confortável que permita o relaxamento. O acupunturista então insere finas agulhas de aço inoxidável em pontos específicos do corpo, conhecidos como “pontos de acupuntura”.
Esses pontos estão localizados ao longo de linhas conhecidas como “meridianos”, que são considerados como caminhos para a circulação de energia vital no corpo.
As agulhas podem ser mantidas no local por vários minutos, e o paciente pode sentir uma sensação de formigamento ou pressão no local onde a agulha foi inserida. Alguns pacientes também podem sentir uma sensação de relaxamento durante a sessão.
Após a remoção das agulhas, o acupunturista pode recomendar outras formas de tratamento, como moxabustão (que envolve o aquecimento dos pontos de acupuntura com o uso de ervas) ou ventosaterapia (que envolve o uso de pequenas ventosas para criar pressão nos pontos de acupuntura).
Uma sessão de acupuntura geralmente dura de 30 minutos a 1 hora, e o número de sessões necessárias varia dependendo do caso. Saiba mais a seguir.
Quanto tempo leva para fazer efeito?
O tempo necessário para que a acupuntura comece a fazer efeito varia, dependendo do indivíduo, do problema de saúde em questão e das técnicas de acupuntura utilizadas.
Alguns pacientes podem sentir alívio imediato após uma única sessão, enquanto outros podem precisar de várias sessões antes de sentir melhorias significativas.
De modo geral, alguns pacientes podem precisar de várias sessões antes de sentir melhorias significativas, mas frequentemente o efeito acumulativo das sessões de acupuntura se torna evidente com o passar do tempo. Muitos pacientes relatam melhorias significativas após 4 a 6 sessões.
Em quadros agudos, nos quais não há lesão estrutural, o efeito muitas vezes é imediato. É o caso, por exemplo, de dor lombar por contratura muscular, que pode apresentar melhora significativa após a primeira sessão de acupuntura.
Já em casos crônicos, a acupuntura pode demorar um pouco mais para surtir efeito, ocorrendo, geralmente, a partir da quinta sessão.
São os casos de achatamento do corpo vertebral em função de osteoporose ou traumatismo, nos quais a resposta do tratamento é mais lenta, e por isso pode precisar ser associado a analgésicos.
Estudos sugerem que, a partir da quinta aplicação, 50% dos pacientes teriam melhora de 50% da dor. Cerca de 80% dos pacientes respondem bem à acupuntura, enquanto os outros 20% reagem mais lentamente ao tratamento.
Depois que uma melhora é percebida (o que implica no restabelecimento do equilíbrio energético do corpo), isso se mantém por um tempo, evitando a necessidade de recorrer a medicações e tratamentos mais invasivos.
É importante lembrar que a acupuntura é uma terapia complementar, e seus efeitos podem ser diferentes de acordo com a pessoa, sua condição, e a causa da mesma.
Por isso, é tão importante que o acupunturista discuta as expectativas e as possíveis melhorias com seus pacientes antes mesmo de iniciar o tratamento.
Continue a leitura para conferir a frequência que as sessões de acupuntura devem ser realizadas.
Qual é a frequência ideal das sessões de acupuntura?
A frequência ideal das sessões de acupuntura varia dependendo do indivíduo, do problema de saúde em questão e da sua resposta à acupuntura. Alguns pacientes podem precisar de sessões frequentes, enquanto outros nem tanto.
De modo geral, as sessões de acupuntura são geralmente realizadas uma vez por semana. Em casos mais graves ou agudos, pode ser indicado realizar duas sessões semanais, no início do tratamento. Uma ou 2 sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas é o curso normal do tratamento.
À medida que os sintomas melhoram, a frequência das sessões pode ser diminuída gradualmente. Para condições crônicas de saúde, o acupunturista pode recomendar sessões a cada 2 ou 3 semanas, dependendo da condição e evolução do problema.
Como a acupuntura também é uma modalidade da medicina preventiva, muitas pessoas optam por procurar o acupunturista apenas algumas vezes no ano, com o intuito de promover energia, saúde e vitalidade, bem como para ajudar a prevenir doenças
É importante discutir com o acupunturista a frequência ideal das sessões para cada caso e manter uma avaliação constante acerca da eficácia do tratamento. A periodicidade pode ser revista de acordo com a evolução ou regressão de cada caso.
Interessado em saber mais sobre essa técnica tão procurada? Confira no próximo tópico para quais condições clínicas a acupuntura é recomendada.
Para que a acupuntura é indicada?
A acupuntura é amplamente utilizada para tratar uma variedade de condições de saúde. Ela é baseada na teoria de que a energia vital do corpo, que flui através de canais conhecidos como “meridianos”. Quando o fluxo de energia é bloqueado ou desequilibrado, isso pode causar problemas de saúde.
A acupuntura busca desbloquear e equilibrar esse fluxo para promover a saúde e aliviar os sintomas.
A técnica é muito indicada principalmente para tratar dor, incluindo quadros crônicos como enxaqueca, dor nas costas, dor articular e neuralgia. Ela também é usada para tratar problemas respiratórios, como asma, bronquite e rinite alérgica.
Além disso, ela é indicada para tratar problemas digestivos, como azia, constipação, diarreia e náusea.
Essa também é uma opção para tratar problemas psicológicos e emocionais, como ansiedade, depressão, estresse, insônia e síndrome do pânico. A aplicação da acupuntura pode beneficiar até mesmo quem sofre com problemas de ordem ginecológica, como dismenorreia, tensão pré-menstrual e infertilidade.
Além disso, a acupuntura é indicada para tratar problemas de saúde relacionados ao envelhecimento, como artrite, osteoartrite, artrose e problemas de saúde relacionados ao sistema nervoso, como enxaqueca, zumbido no ouvido, e amenizar desconfortos advindos de questões do sistema cardiovascular, como hipertensão e insuficiência cardíaca.
A acupuntura também pode melhorar o funcionamento do sistema imune, responsável pela defesa do corpo contra doenças.
Apesar das suas muitas possibilidades de aplicação, a acupuntura é uma terapia complementar, e garante melhores resultados quando realizada em conjunto com outros tratamentos médicos.
Muitas vezes, é recomendada com o objetivo de aliviar sintomas, como náuseas e enjoos de pacientes em processo de tratamento contra o câncer.
Antes de iniciar qualquer tratamento alternativo, é importante discutir com o seu médico para traçar um plano que faça sentido segundo o seu quadro clínico e seguir suas recomendações.
Você já sabia que a acupuntura poderia ser recomendada para todas essas condições de saúde? Se você ou alguém próximo sofre com alguma dessas questões, podem encontrar na acupuntura o alívio que procura.
Continue acompanhando nosso blog e fique sempre por dentro desse e de outros tratamentos complementares que podem fazer toda a diferença na promoção da saúde e do bem-estar.