exercícios para melhorar a cólica menstrual

Quais são os exercícios para melhorar a cólica menstrual?

A cólica menstrual é uma dor abdominal, frequente durante o período menstrual, causada pela contração do útero, que ocorre naturalmente para expulsar o revestimento do que se acumula durante o ciclo menstrual.

A intensidade da cólica menstrual varia de leve a intensa e pode ser acompanhada por outros sintomas como náusea, vômitos, diarreia, fadiga e dores de cabeça. Embora seja considerada uma condição normal, em alguns casos a dor é  tão intensa a ponto de interferir nas atividades cotidianas e exigir tratamento médico.

Exercício físico é bom para melhorar cólica? menstrual

Praticar um exercício físico é benéfico para melhorar a cólica menstrual. Isso porque, a atividade favorece a liberação de endorfinas, substâncias químicas naturais produzidas pelo corpo que atuam na redução da dor e melhora o humor. Além disso, o exercício também ajuda a aumentar a circulação sanguínea, o que pode reduzir a intensidade da cólica menstrual.

No entanto, é importante lembrar que nem todas as mulheres se beneficiam da mesma forma com o exercício durante a menstruação. Algumas podem se sentir mais confortáveis com atividades leves, como caminhadas, yoga ou natação. Enquanto outras, podem preferir exercícios mais intensos, como corrida ou levantamento de peso.

Em geral, recomenda-se que as mulheres consultem seus médicos antes de iniciar um programa de exercícios durante a menstruação e que fiquem atentas aos sinais do corpo para determinar qual tipo de atividade é o melhor para elas. 

Além disso, algumas mulheres podem precisar tomar medicamentos para aliviar a dor ou outras medidas para controlar a cólica menstrual, associado ao exercício físico.

Os melhores exercícios para melhorar a cólica menstrual

Os melhores exercícios para melhorar a cólica menstrual são aqueles que aumentam a circulação sanguínea, reduzem o estresse e ajudam a relaxar os músculos. Confira algumas opções:

  1. Caminhadas e corrida leve: ótimas opções para melhorar a circulação sanguínea e aumentar a produção de endorfinas e podem ser ao ar livre ou na academia;
  2. Yoga: associada à meditação, o yoga trabalha para reduzir a tensão muscular, melhorar a circulação e reduzir o estresse. Posturas como o gato-vaca, a postura do bebê feliz e a postura da deusa podem ser particularmente úteis para aliviar a cólica menstrual;
  3. Pilates: técnica de exercícios que se concentra na respiração e no fortalecimento do núcleo do corpo. É benéfica para corrigir a postura, reduzir a tensão muscular e ativar circulação;
  4. Natação e hidroginástica: atividades de baixo impacto que auxiliam na melhora da circulação e redução da tensão muscular. Além disso, a água pode ajudar a aliviar a pressão sobre o útero;
  5. Alongamentos: diminuem a tensão muscular e melhoram a flexibilidade. É importante que sejam feitos também antes de outros exercícios.

Pode treinar pesado durante o ciclo menstrual?

É possível treinar pesado durante o ciclo menstrual, desde que a mulher se sinta confortável. No entanto, é importante lembrar que algumas mulheres podem sentir mais cansaço e desconforto durante a menstruação, o que pode afetar sua capacidade de treinar com a mesma intensidade.

Por isso, para evitar desconforto e queda de rendimento, há quem prefira reduzir a intensidade do treino ou ajustar o tipo de exercício enquanto está menstruada. Como falado anteriormente, é importante que a mulher ouça seu corpo e ajuste o treino de acordo não somente com suas necessidades, mas também com suas limitações individuais.

É essencial ainda que as mulheres usem absorventes adequados ou coletores/discos menstruais para evitar vazamentos durante o exercício.

Benefícios dos exercícios físicos para mulheres

Praticar exercício físico, além de melhorar os desconfortos do ciclo menstrual, também favorece a saúde como um todo. Adicione esse hábito saudável à sua rotina.

Além de atuar na redução da cólica durante o ciclo menstrual, praticar uma atividade física  traz muitos benefícios para a saúde como um todo. Confira os principais:

  1. Redução do risco de doenças cardíacas: o exercício físico favorece a saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas em mulheres;
  2. Controle do peso: ajuda a manter o peso saudável, reduzindo o risco de obesidade, doenças relacionadas ao peso e outros problemas de saúde;
  3. Fortalecimento dos ossos: melhora a densidade óssea e a prevenir a osteoporose, que é uma condição que afeta principalmente as mulheres;
  4. Melhora do humor: ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, melhorando o humor e a qualidade do sono;
  5. Prevenção de doenças crônicas: exercitar o corpo é uma forma de prevençao de uma série de doenças crônicas, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardíacas, osteoporose e alguns tipos de câncer;
  6. Melhora da função cognitiva: o exercício físico atua na melhora da memória, concentração e capacidade de tomar decisões;
  7. Regulação do ciclo menstrual: manter uma rotina de atividade física influencia para regular o ciclo menstrual em mulheres com irregularidades menstruais;
  8. Redução dos sintomas da menopausa: a atividade física também é capaz de reduzir os sintomas da menopausa, como ondas de calor e sudorese noturna;
  9. Melhora da autoestima: além de elevar a autoestima, praticar exercício também favorece a  autoconfiança e reduz os sintomas de depressão.

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que o exercício físico pode trazer para as mulheres. Vale destacar que cada mulher tem necessidades e objetivos diferentes, e que é sempre importante consultar um profissional de saúde e educação física antes de iniciar um programa de exercícios, que também deve ser aliado à uma boa alimentação.

Conheça a Cura Prânica

Grande parte das pessoas hoje sofre algum tipo de problema físico, emocional ou psicológico como dores crônicas, traumas, estresse, depressão, emoções de tristeza ou raiva, vícios que restringem pessoas à terem sucesso e serem felizes.

Se tratados energeticamente, e de maneira segura, em grande parte é totalmente eliminado e abre uma porta para uma nova vida, mais calma e mais feliz.

A Psicoterapia Prânica pode auxiliar e acelerar o processo de cura eliminando energias negativas, pensamentos negativos e destrutivos, pensamentos calcificados e irreais, traumas, vícios e compulsões, e muito mais!

Posts Similares