O que é bom para aliviar a ansiedade?
As pessoas enfrentam, diariamente, diversas situações que podem causar ansiedade, como uma entrevista de emprego, uma prova importante ou ter que falar em público. São atividades que naturalmente podem causar essa sensação de nervosismo, e não tem nada de anormal nisso. Mas sempre que possível é preciso aliviar a ansiedade.
Afinal o problema é quando a ansiedade é muito forte e está sempre presente, até mesmo ao enfrentar as situações mais simples do cotidiano.
Nesses casos, pode causar prejuízos em casa, no trabalho, na escola ou faculdade, e até mesmo nas relações sociais. Por isso é tão importante buscar formas de desestressar e aliviar a ansiedade.
Confira a seguir algumas dicas para aliviar a ansiedade e lidar melhor com ela no dia a dia.
Pratique exercícios físicos
Uma das melhores formas de aliviar a ansiedade é com a prática de exercícios físicos ao menos três vezes na semana.
Eles servem como uma distração (já que fazem com que você viva o presente) e contribuem com a liberação de endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação.
Tenha um sono de qualidade
Priorizar as suas noites de sono é algo indispensável para controlar a ansiedade. No entanto, pessoas que sofrem com ansiedade podem ter alguma dificuldade em relação a isso, com episódios de insônia ou sono agitado durante a noite.
Isso acaba levando a um ciclo vicioso, no qual a pessoa está sempre cansada, e, mesmo assim, não consegue descansar adequadamente, o que acaba gerando mais estresse e mais ansiedade.
Tente adotar hábitos relacionados à higiene do sono, como se deitar e acordar sempre nos mesmos horários, evitar ter contato com telas (como televisão, tablet e celular) próximo à hora de dormir e experimentar técnicas para relaxamento antes de se deitar, como meditação e exercícios de respiração.
Cuide da sua alimentação
Manter uma dieta balanceada é fundamental para evitar qualquer tipo de desequilíbrio no corpo, como a ansiedade em excesso. Evite o consumo de alimentos processados e ricos em açúcar, e priorize uma alimentação baseada em nutrientes ricos e antioxidantes, que ajudam a prevenir o estresse e a ansiedade.
Lembre-se de sempre acrescentar verduras, legumes, grãos e proteínas em seu prato, e coma frutas entre uma refeição e outra. Algumas boas opções são morango, açaí, laranja, banana e uva.
Tenha hobbies que te dão prazer
Pessoas ansiosas tendem a estar sempre preocupadas com o futuro, imaginando situações e dificuldades que talvez nem mesmo se concretizem. Por isso, para aliviar a ansiedade, é importante praticar atividades prazerosas, que te proporcionem curtir o momento presente.
Você pode escolher fazer algo mais ativo (como uma aula de dança, fazer uma trilha, caminhada ou dar um mergulho) ou uma atividade mais tranquila (como ir ao cinema, aprender algum artesanato, ler um livro ou ouvir uma música).
Essas preferências variam de pessoa para pessoa, mas o importante é reservar um tempo para estar consigo mesmo(a), evitar as redes sociais e relaxar.
Evite o consumo de bebidas estimulantes
Bebidas como o café, refrigerante e álcool fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros, mas, além de gerar vários malefícios à saúde, podem intensificar os sintomas da ansiedade.
Sendo assim, evite o consumo exagerado desses itens em seu cotidiano. Algo que pode ajudar é colocar alguns limites, como tomar apenas uma xícara de café durante a manhã, tomar refrigerante apenas quando for comer fora e beber álcool uma vez na semana.
Organize sua rotina
Quem tem ansiedade sabe o sofrimento que é ter que lidar com uma rotina ou ambiente desorganizado. Quando há muitos compromissos a serem cumpridos, por exemplo, é comum que a mente acabe ficando ainda mais agitada, o que pode gerar ansiedade.
Para evitar que isso aconteça, pode ajudar carregar sempre consigo uma agenda atualizada, ou inserir seus compromissos na agenda do celular.
Ao tornar seu dia a dia mais organizado, você saberá exatamente o que precisa executar, quem precisa contatar, os compromissos que precisa cumprir, os prazos de entrega de alguma tarefa no trabalho, e assim por diante.
Colocar tudo em um cronograma ajuda a enxergar o tamanho real dos seus afazeres e tudo o que você precisa realizar.
Ser uma pessoa organizada também não quer dizer ser inflexível. Imprevistos acontecem e é importante saber como lidar com eles, do contrário podem acabar se tornando fatores que geram ainda mais ansiedade.
Cerque-se de quem você ama
Ter uma rede de apoio é fundamental para aliviar a ansiedade e em relação a qualquer aspecto da saúde mental. É muito importante ter com quem contar, sejam amigos ou parentes, pois isso ajuda a ter uma melhor perspectiva de vida.
O contrário também vale: se alguém de seu convívio estiver sempre estressado, fazendo comentários negativos ou pessimistas, e isso te faz mal ou intensifica sua ansiedade, será que não vale a pena rever esse vínculo? Ficar perto de pessoas assim pode influenciar diretamente no seu estado emocional.
Controle a respiração
Quando o assunto é a ansiedade, o controle da respiração é uma das principais maneiras para aliviar seus sintomas, especialmente durante momentos de crise. Os exercícios de respiração estão, inclusive, entre as principais técnicas de meditação e relaxamento.
Ao controlar sua respiração, você tira seu corpo do estado de alerta e o conduz para um estado de relaxamento, calma e tranquilidade.
Você pode praticar exercícios de respiração em qualquer local, seja em casa, durante o trabalho, ao fazer uma prova, na sala de espera de um atendimento médico, enquanto dirige, antes de dormir, etc. Isso ajuda a te manter no momento presente, focar em si próprio e conter a agitação causada pela ansiedade.
Pratique meditação
Para finalizar, nossa última dica para aliviar os sintomas de ansiedade é aderir à prática da meditação. Ao adotar esse novo hábito no seu dia a dia, você terá um maior domínio sobre os seus pensamentos e, principalmente, como eles atingem o seu estado emocional.
Se você nunca meditou, pode começar com sessões curtas, de 3 a 5 minutos por dia, e gradualmente aumentar, até chegar a 15 ou 20 minutos diários.
Os benefícios (como relaxamento e calma) podem ser sentidos a partir da primeira sessão, e com a prática acabam se tornando cada vez mais presentes em seu cotidiano.
Ainda acha que meditar parece muito difícil? Navegue em nosso blog e veja muito mais sobre o assunto, com dicas especiais para você aprender a meditar hoje mesmo.
Conheça a Cura Prânica
Grande parte das pessoas hoje sofre algum tipo de problema físico, emocional ou psicológico como dores crônicas, traumas, estresse, depressão, emoções de tristeza ou raiva, vícios que restringem pessoas à terem sucesso e serem felizes.
Se tratados energeticamente, e de maneira segura, em grande parte é totalmente eliminado e abre uma porta para uma nova vida, mais calma e mais feliz.
A Psicoterapia Prânica pode auxiliar e acelerar o processo de cura eliminando energias negativas, pensamentos negativos e destrutivos, pensamentos calcificados e irreais, traumas, vícios e compulsões, e muito mais!
Conheça o curso avançado de Pranic Healing
Pranic Healing é um sistema claro e didático de utilização da energia vital para melhorar qualquer aspecto da vida prática. Todos os cursos são presenciais e práticos, todos os conceitos apresentados são prontamente testados e praticados.
No primeiro nível, são introduzidos os princípios e técnicas por trás do funcionamento da Pranic Healing. Você irá praticar como sentir, ver e manipular a energia vital, aprenderá detalhes sobre a estrutura e funcionamento do corpo de energia e aplicará esse conhecimento em diversos exercícios, praticados em sala de aula, para a cura do corpo físico:
- Cura em si mesmo (auto-cura)
- Cura em outras pessoas.
- Cura à distância
Nesse curso você também irá aprender dentre diversos pontos:
- O que é Karma, como ele funciona e como utilizá-lo como ferramenta.
- A Meditação Nos Corações Gêmeos – Uma meditação curta e guiada, que tem um enorme poder de curar e aprimorar a vida de seus praticantes.