Quais são as principais indicações da acupuntura?
Acupuntura: em algum momento da sua vida, você já ouviu falar sobre essa técnica milenar chinesa, bastante popular aqui no Brasil. Trata-se de uma opção de tratamento complementar. Nele, pequenos pontos específicos são trabalhados através de agulhas.
Acredita-se que é através desses pontos trabalhados que há a liberação de energia acumulada- que causam as dores e náuseas- e que a partir do momento que são liberadas, o paciente tem a melhora dos sintomas.
Como falamos acima, é um tratamento complementar que não substitui os demais como fisioterapia e medicamentos.
A acupuntura, em geral, ajuda você a tratar diversos sintomas, desde os físicos até os emocionais, como ansiedade e depressão. Separamos algumas situações para você conhecer um pouco mais, veja:
- Dor dentária após a cirurgia
- Osteoartrite
- Enxaqueca
- Dor no joelho
- Dor na lombar
- Fibromialgia
- Náuseas e vômitos devido a sessões de quimioterapia
Também é comum o tratamento de doenças como artrite reumatóide, obesidade, TOC, TDAH, e inclusive, pode ser usada para conter desejos, como alguém que deseja parar de fumar, por exemplo. Trataremos desse tópico mais detalhadamente abaixo. Continue sua leitura!
Quais são os tipos de acupuntura?
Ao contrário do que se pensa, existe mais de um tipo de acupuntura que você pode recorrer. Listamos abaixo, os principais existentes. São eles:
Acupuntura tradicional
A acupuntura tradicional é a mais utilizada pelas pessoas que estão em tratamento. Através delas, pequenas e fininhas agulhas são aplicadas em pontos específicos, a serem escolhidos pelo terapeuta após análise de anamnese.
As agulhas são colocadas uma a uma no paciente que ficará deitado na maca, relaxando e esperando que faça o efeito, imóvel. É comum que neste ambiente, haja o preparo para o relaxamento, ou seja, a pessoa fica deitada no escuro, com uma música relaxante de fundo.
Alguns usam estímulos como cheiro de incensos para que as pessoas consigam se desligar do mundo lá fora.
Cerca de 20 minutos após a aplicação, as agulhas são retiradas e higienizadas. Em alguns casos, o alívio de sintomas acontece imediatamente após.
Acupuntura auricular
Ela também recebe o nome de auriculoterapia e nada mais é do que a aplicação de diferentes tipos de agulhas finas em pontos específicos dentro da orelha.
É comum que também se use sementes de mostarda. Pode ser que a sua terapeuta escolha mesclar os dois tipos para que você consiga ter um melhor aproveitamento dos efeitos.
Nesse caso, os grãos são colocados e vedados com adesivos para que você massageie o ponto em casa e continue estimulando a liberação dessa energia acumulada.
Geralmente, os pontos tem efeito até 05 dias após a aplicação. A massagem desses pontos deve ser realizada até 05 vezes por dia.
Ventosaterapia
Ela também recebe o nome de cupping e é uma forma de terapia que incide em colocar ventosas espalhadas pelo corpo do paciente para causar relaxamento muscular. Ela pode ser feita através do uso de calor ou por meio de sucção.
Pela terapia chinesa, acredita-se que ao causar uma pressão negativa no corpo e local dolorido, tira-se as más energias que estão no local e que aprisionam o ponto.
Escalpo acupuntura
Ela recebeu o nome popular de “acupuntura da cabeça” e é uma técnica de acupuntura onde o terapeuta aplica pequenas e finas agulhas higienizadas no topo da cabeça do paciente, que variam de acordo com a anatomia e funcionamento do cérebro.
E não se assuste: essas áreas estão todas interligadas aos pontos de terapia de acupuntura tradicionais, ou seja, é a mesma coisa que espalhar as pequenas agulhas pelo seu corpo, só que neste caso, elas ficam concentradas em pontos em um único lugar.
Moxabustão
A moxabustão é uma técnica específica de acupuntura que consiste no uso de calor para que este faça a estimulação de pontos selecionados e específicos da pele.
Geralmente, essa terapia utiliza-se de ervas específicas junto ao bastão, para que ocorra a liberação de energia negativa juntamente com o calor. Ela é relaxante e não oferece perigo ao paciente.
Eletroacupuntura
A eletroacupuntura é uma alternativa muito utilizada, inclusive, pelos fisioterapeutas. Nela, um pequeno aparelho é usado ligado à agulha e conduz uma pequena onda de choque no ponto em que está estimulando.
A sensação desta é como se fosse uma cócega no ponto abordado. Não há perigo para a saúde e nem é dolorido.
Quem pode fazer uma sessão de acupuntura?
A verdade é que qualquer pessoa pode fazer o uso dos benefícios da acupuntura como tratamento e não há uma contra-indicação médica para tal. Ela podem, inclusive, ser feita em crianças, idosos e gestantes, observando suas necessidades e traçando o melhor tratamento.
É importante que o terapeuta converse bem com os pacientes para que este consiga entender a realidade dos pontos a serem trabalhados nas sessões. O tratamento de acupuntura não pode substituir os tratamentos adicionais indicados pelo médico especialista.
Onde ficam os pontos de acupuntura?
Os pontos de acupuntura são reconhecidos como meridianos, que nada mais é do que os locais exatos onde a agulha será introduzida e fim de dissipar esse excesso de energia que está acumulado (e que ocasionalmente, causa dor) para que a energia seja reconduzida e assim, reequilibrar o seu organismo.
De acordo com a terapia chinesa, há 12 meridianos que estão amplamente relacionados com diversos órgãos: vesícula, pulmão, entre outros.
Contudo, algumas partes do corpo como orelhas e pés possuem diversos pontos conectados que podem ser trabalhados de forma individual com as agulhas durante o processo terapêutico.
Quais as principais indicações da acupuntura?
Como falamos acima, todos podem aderir ao uso da terapia. Contudo, o tratamento é muito indicado no caso de algumas doenças por ajudar no suporte à dor e na resistência a ela. São elas:
- Região cervical e membros superiores: É indicado o uso de acupuntura para tratamentos de doenças como dor miofascial, dor crônica no ombro, ombro congelado, dor ou rigidez na região do pescoço, cervicalgia crônica, osteoartrite cervical, inflamação nos tendões do cotovelo, LER, dores nos dedos e no punho, síndrome de túnel do carpo, dor pós-cirúrgica, DORT e distrofia simpática reflexa.
- Dor de cabeça: cefaléia cervicogênica, cefaléia tensional, desordens de ATM, enxaqueca, dor crânio-facial, dor de dente, neuralgia occipital, entre outras.
- Face-sinus-boca-garganta: xerostomia (doença da boca seca), dor de garganta, sinusite, dor pós-operatório, nevralgia do trigêmeo, analgesia dentária, dor, rinite, paralisia facial, dores de ATM e desordens de oclusão.
- Região da lombar e membros inferiores: lombalgia aguda, lombalgia crônica, esporão cutâneo, osteoartrose de joelhos, osteoartrite de joelhos e quadril, dores após cirurgia, dor no nervo ciático, fascite plantar, entre outros.
- Desordens de cunho psiquiátrico: ansiedade que é causada pelo uso de dependências químicas, enurese noturna, insônia, depressão, estresse, ansiedade da separação, transtornos psicossomáticos, hiperatividade em crianças e adolescentes, TAG e TOC.
- Dermatologia: eczemas, psoríase, dermatite de contato, neurodermatite, alopécia areata, neurodermatite.
- Sistema nervoso: Sequelas que ficaram devido a um AVC, zumbidos, vertigens, distúrbios motores espásticos em crianças (que são acometidas pela paralisia cerebral) e dor de neuropatia diabética.
- Alergia e imunologia: rinite alérgica e asma brônquica.
- Gastroenterologia: dor de pancreatite crônica, síndrome do cólon irritado, cólica biliar, prisão de ventre, cólica intestinal, gastrite, úlcera e epigastralgia.
Acima, listamos algumas das doenças que você pode tratar via terapia de acupuntura. Se por algum acaso você não encontrou a sua doença aqui, você pode conversar antes com o terapeuta, já que não há contra-indicação. E se ficou ainda alguma dúvida, deixe nos comentários para que possamos te ajudar!