Veja os benefícios da meditação para ansiedade e demais aspectos!

Meditação para ansiedade: entenda a relação e veja os benefícios

A prática de meditação para ansiedade nunca esteve tão em alta. Muitos profissionais de saúde passaram a recomendá-la como um método para ajudar a aliviar o estresse, promover o bem-estar, aprofundar o autoconhecimento e até mesmo reduzir a ansiedade. 

São muitos os benefícios que fazem da meditação um recurso a mais para quem busca regular as emoções e cuidar da saúde mental.

Com um estilo de vida cada vez mais acelerado, a ansiedade tem se feito presente na vida de muitas pessoas e impactado negativamente a saúde, com picos de tensão e dificuldades de concentração, entre muitas outras consequências que podem se tornar preocupantes. 

Se você se considera uma pessoa muito ansiosa, praticar a meditação pode ajudar a amenizar os sintomas sentidos em decorrência desse problema. Confira no artigo a seguir porque você deve buscar controlar a ansiedade e como a meditação pode te ajudar nesse sentido. Boa leitura! 

Por que é importante controlar a ansiedade?

A ansiedade é inerente ao ser humano: quando presente na medida certa, ajuda a evitar situações perigosas e no planejamento para acontecimentos importantes. Por essa razão, é impossível erradicar totalmente a ansiedade da nossa vida, já que ela é algo instintivo e natural. 

Aprenda os benefícios da meditação para ansiedade
Aprenda os benefícios da meditação para ansiedade

No entanto, a preocupação e o estresse excessivos podem levar a um desequilíbrio na ansiedade, tornando-a algo presente mesmo quando não é necessária. Isso pode resultar em apreensão exagerada, pensamentos pessimistas frequentes e sensação de inquietação constante. 

Pessoas ansiosas sentem na pele um permanente estado de alerta, e isso não é nem um pouco saudável. Além de elevar os níveis de estresse, esse tipo de desequilíbrio pode culminar em decisões e atitudes precipitadas que podem prejudicar a vida do indivíduo.

A ansiedade também pode ocasionar sintomas físicos, como taquicardia, falta de ar, sensação de formigamento, transtornos gastrointestinais e suor excessivo. 

Nesses casos, é importante buscar meios para controlar a ansiedade e reduzir a sua influência negativa em seu cotidiano. Pode ser necessário recorrer ao tratamento psicoterápico e, em situações nas quais a ansiedade é muito prejudicial, até mesmo contar com intervenções medicamentosas. 

A meditação também é um recurso interessante para lidar com a ansiedade. Sua prática não substitui o acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, mas pode prover meios de lidar com ela no dia a dia para que ela não interfira na qualidade de vida. 

O principal objetivo da meditação é obter maior reconhecimento de sensações corporais, emoções e impulsos, possibilitando lidar melhor com o estresse do dia a dia. Confira a seguir mais detalhes sobre como a meditação pode ajudar em relação à ansiedade.

Como a meditação ajuda no controle da ansiedade?

Pessoas ansiosas geralmente vivem preocupadas com o que pode acontecer, pensando em problemas que muitas vezes nem existem ou situações que ainda não ocorreram e sobre a qual não têm nenhum controle. 

Entenda o porque e como usar a meditação no tratamento para a ansiedade
Entenda o porque e como usar a meditação no tratamento para a ansiedade

Essas pessoas comumente têm mais dificuldade para se acalmar quando a ansiedade surge. É nesses momentos que a meditação pode fazer a diferença, ajudando a controlar a inquietação e proporcionando um estado emocional de tranquilidade. 

A prática de meditação ajuda a pessoa a se colocar no aqui e agora, para que viva o presente e tenha maior controle para se livrar de preocupações que geram ansiedade.

Em função disso, muitos médicos, psicólogos e demais profissionais atuantes na área da saúde recomendam que seus pacientes ansiosos pratiquem meditação.

Um dos principais aspectos que faz com que a meditação seja eficaz contra a ansiedade é o fato dela reduzir e prevenir o estresse.

Em 2017, foi publicado um estudo realizado pela Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, que mostra a redução de reações hormonais inflamatórias ao estresse após o treinamento de meditação (utilizando especificamente a prática de mindfulness).

Esse estudo clínico é um marco importante pois comprova efeitos fisiológicos de que a meditação de fato combate a ansiedade. 

No mesmo ano, foi publicado um estudo elaborado por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, que também comprova a eficácia da meditação. Seus resultados mostraram que 10 minutos diários de prática ajudam pessoas ansiosas a ter uma perspectiva melhor.

Isso porque manter a consciência no momento atual ajuda a reduzir pensamentos repetitivos não relacionados à atividade que você está executando no momento, que é justamente uma das características da ansiedade.

diversas maneiras da meditação beneficiar pessoas ansiosas. Durante a prática, busca-se manter a atenção na respiração, e isso faz com que os pensamentos deixem de ser estimulados naquele momento. Assim, a meditação ajuda a clarear a mente. 

Com isso, quem medita também consegue melhorar a concentração e manter o foco por maiores períodos de tempo.

Alguns minutos de prática pela manhã podem ser o suficiente para prover a sensação de calma pelo restante do dia, para que se possa pensar melhor, ser mais produtivo no trabalho ou nos estudos, aproveitar o momento presente e tomar melhores decisões.

Benefícios da meditação
Benefícios da meditação

Ao clarear a mente e diminuir seu ritmo, se torna mais fácil identificar o que gera estresse, ansiedade, raiva e tristeza. Dessa maneira, ao perceber que algo te deixa ansioso, você pode utilizar algumas técnicas de meditação e respiração para se blindar contra isso. 

Além de ajudar a lidar melhor com a ansiedade, a meditação também oferece muitos outros benefícios. Ficou curioso para saber quais são? É só continuar a leitura para saber mais.

Outros benefícios da meditação 

As vantagens que a prática de meditação oferece para a saúde mental não são restritas a pessoas ansiosas. 

Há fortes indícios de que ela também seja muito benéfica em relação à depressão. Um estudo realizado na Bélgica sobre a prática da técnica Mindfulness na adolescência mostrou que a meditação não apenas diminui sintomas associados à depressão, como também previne seu desenvolvimento na vida adulta.  

Outras pesquisas realizadas na área mostram que a meditação ajuda a melhorar a função imunológica. Há evidências de que a prática de Mindfulness produz efeitos positivos no cérebro e no sistema imunológico, com aumento significativo na produção de anticorpos em relação a vacinas. 

Além disso, há também benefícios relacionados à qualidade do sono, que foi um tema estudado por pesquisadores da Universidade da Califórnia.

Os resultados da pesquisa mostraram que a meditação ajuda a melhorar a insônia, fadiga e depressão, e pode ser mais eficaz do que iniciativas relacionadas à higiene do sono. 

Demais benefícios que a meditação proporciona
Demais benefícios que a meditação proporciona

Mais uma vantagem interessante que a meditação oferece é a melhora na cognição. Segundo pesquisadores, 4 dias de meditação já causam efeito positivo em aspectos como atenção plena,  processamento visuoespacial, memória de trabalho e funcionamento executivo.

Com tantos benefícios que a meditação proporciona, essa pode ser considerada uma prática de autocuidado. Usufruir dos benefícios que a meditação proporciona está ao seu alcance. Fique de olho no nosso blog para se manter sempre por dentro desse assunto!


Conheça a Cura Prânica

Grande parte das pessoas hoje sofre algum tipo de problema físico, emocional ou psicológico como dores crônicas, traumas, estresse, depressão, emoções de tristeza ou raiva, vícios que restringem pessoas à terem sucesso e serem felizes.

Se tratados energeticamente, e de maneira segura, em grande parte é totalmente eliminado e abre uma porta para uma nova vida, mais calma e mais feliz.

A Psicoterapia Prânica pode auxiliar e acelerar o processo de cura eliminando energias negativas, pensamentos negativos e destrutivos, pensamentos calcificados e irreais, traumas, vícios e compulsões, e muito mais!


Conheça o curso avançado de Pranic Healing

Pranic Healing é um sistema claro e didático de utilização da energia vital para melhorar qualquer aspecto da vida prática. Todos os cursos são presenciais e práticos, todos os conceitos apresentados são prontamente testados e praticados.

No primeiro nível, são introduzidos os princípios e técnicas por trás do funcionamento da Pranic Healing. Você irá praticar como sentir, ver e manipular a energia vital, aprenderá detalhes sobre a estrutura e funcionamento do corpo de energia e aplicará esse conhecimento em diversos exercícios, praticados em sala de aula, para a cura do corpo físico:

  1. Cura em si mesmo (auto-cura)
  2. Cura em outras pessoas.
  3. Cura à distância

Nesse curso você também irá aprender dentre diversos pontos:

  • O que é Karma, como ele funciona e como utilizá-lo como ferramenta.
  • A Meditação Nos Corações Gêmeos – Uma meditação curta e guiada, que tem um enorme poder de curar e aprimorar a vida de seus praticantes.  

Posts Similares