Separamos 10 benefícios da meditação para você. Confira!

10 Benefícios da meditação

Há inúmeros benefícios da meditação que já foram comprovados cientificamente. Seja nos estudos, no trabalho, nas relações sociais ou até mesmo em relação a si mesmo, a meditação impacta positivamente a vida de quem a pratica diariamente.  

Como essas vantagens estão se tornando cada vez mais conhecidas, o número de adeptos da prática tende a aumentar cada vez mais. Com a meditação, é possível esvaziar a mente, minimizar a agitação, ter maior controle sobre os pensamentos e o próprio corpo e focar no momento presente. 

Praticar meditação pode ser mais fácil do que você imagina: basta alguns minutos de dedicação por dia e um lugar silencioso e confortável para realizá-la. Você só tem a ganhar! Confira a seguir 10 benefícios que você pode usufruir ao tornar a meditação um hábito presente no seu dia a dia.

10 – A meditação diminui o estresse

Um dos principais benefícios da meditação é a redução do estresse. Como a prática visa proporcionar relaxamento, possibilita uma grande melhora em relação à qualidade de vida. 

Um estudo realizado com enfermeiras do Hospital da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, mostrou uma redução de até 67% nos níveis de cortisol (hormônio do estresse) nos 22 participantes da pesquisa, que passaram a realizar duas sessões semanais de alongamento e meditação. 

Mais resultados interessantes relacionados a esse assunto foram obtidos em outro estudo recente, realizado por pesquisadores do Instituto Max Planck da Universidade de Dresden, na Alemanha. Ao medir o nível de cortisol nos fios de cabelo dos participantes da pesquisa, notou-se uma diminuição de 25% após seis meses de uma combinação de três métodos diferentes de meditação.

O primeiro dos benefícios da meditação que você vai ver por aqui, é a diminuição do estresse
O primeiro dos benefícios da meditação que você vai ver por aqui, é a diminuição do estresse

Essa combinação é positiva para o enfrentamento do estresse crônico, que é um dos principais fatores de risco para infarto e acidente vascular encefálico. 

Esse benefício, por si só, já é um motivo mais do que suficiente para começar a meditar hoje mesmo. Mas, como veremos a seguir, a meditação tem muito mais a oferecer para a sua saúde.

9 – Reduz os sintomas da ansiedade e da depressão 

Com o ritmo de vida acelerado que se tornou comum na vida de muitas pessoas, o estresse deixou de ser o único problema com o que se preocupar: sinais de ansiedade e depressão também estão se tornando cada vez mais recorrentes. 

A boa notícia é que a meditação funciona como um antidepressivo e um ansiolítico natural, gratuito e sem contra-indicações.

É claro que, em casos mais graves, não substitui a importância do acompanhamento médico e psicológico, mas pode ajudar a evitar que esses problemas se agravem e ser um recurso a mais para lidar com seus sintomas.

Não é à toa que cada vez mais profissionais da área da saúde recomendam a prática como complementar ao tratamento psicoterapêutico ou medicamentoso.

Em 2017, foi publicado um estudo elaborado por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, que descobriram que 10 minutos diários de meditação ajudam as pessoas a terem uma melhor perspectiva de vida.

Isso se deve ao fato da prática ajudar a manter a consciência no momento presente, o que diminui pensamentos repetitivos e contraproducentes.

A Universidade da Califórnia também trouxe resultados significativos nesse sentido: com um programa de oito semanas de relaxamento por meio da meditação, conseguiu reduzir os casos de depressão de 20 participantes da terceira idade.

A meditação auxilia no combate a ansiedade
A meditação auxilia no combate a ansiedade

Vale a pena pontuar que a depressão nessa faixa etária é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como o Alzheimer. 

8 – Melhora a qualidade do sono

Não se deve subestimar a importância de boas noites de sono para a saúde e qualidade de vida. Quem não dorme bem pode enfrentar problemas como cansaço, falta de foco, irritabilidade, falhas na memória e dificuldades de concentração, entre muitos outros.

Como meditar promove o relaxamento físico e mental, também contribui significativamente no combate à insônia e na melhoria da qualidade do sono. 

É o que aponta um estudo realizado em 2008, pelo Northwestern Memorial Hospital, de Illinois: cinco pessoas sofrendo com insônia crônica, com idades entre 25 a 45 anos, foram submetidas à meditação durante dois meses.

Depois desse período, os participantes do estudo passaram a dormir duas horas a mais por dia e alcançaram níveis de sono REM mais próximos do que é considerado saudável.

Sendo assim, são também comprovados os benefícios da meditação em relação ao sono e prevenção contra transtornos nesse sentido. A técnica pode ser uma grande aliada para quem tem dificuldades para dormir e/ou acorda sempre cansado.

7 – Aumenta a imunidade

Se você tem problemas recorrentes com gripes e resfriados, pode ser um indicativo de que o seu sistema imunológico está precisando de uma ajudinha. A meditação também pode ajudar em relação a isso, já que ajuda a lidar melhor com o estresse e a ansiedade. 

O aumento da atividade cerebral relacionada a pensamentos positivos tem influência direta e positiva no funcionamento do sistema imunológico e na produção de anticorpos.

Além disso, a meditação também equilibra a ação da enzima telomerase, cujo desequilíbrio pode estar relacionado à morte celular e ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer. 

Um teste realizado pelos médicos do Saint Joseph Hospital, em Chicago, comprovou a eficácia da meditação em relação a pacientes com câncer de mama.

A prática da meditação, auxilia no aumento da imunidade
A prática da meditação, auxilia no aumento da imunidade

Um grupo de 130 mulheres com a doença participou dos estudos, e o resultado foi que metade das participantes (as que praticaram meditação) tiveram maior resistência para lidar com as dores e desconfortos provocados pela quimioterapia, e apresentaram uma reação física melhor em relação à doença. 

6 – Favorece o sistema cardiovascular

Os benefícios da meditação para a saúde são realmente surpreendentes, e impactam até mesmo o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo. 

Um estudo realizado pela Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia conseguiu obter melhora na sobrecarga cardíaca de 31 adolescentes hipertensos. Essa grande conquista foi possível apenas com duas sessões de meditação por dia, durante 15 minutos, ao longo de 4 meses. 

Outros 31 adolescentes receberam orientações médicas, mas não meditaram durante esse período.

Ao final do estudo, notou-se que o primeiro grupo de participantes teve uma diminuição no tamanho do ventrículo esquerdo menor, o que representa a redução de riscos em desenvolver doenças cardíacas e vasculares.

Segundo a Associação Americana do Coração, meditar ajuda a reduzir em 47% as chances de infarto do miocárdio em adultos. A entidade chegou a essa conclusão ao acompanhar um grupo de pacientes de 59 anos durante 9 anos de suas vidas.

Todos os envolvidos continuaram recebendo a medicação necessária durante esse período, mas apenas metade foi convidada a participar de sessões de meditação. Neste grupo, a pressão arterial mostrou melhora significativa, comprovando os benefícios da prática para o sistema cardiovascular.

5 – Rejuvenesce o cérebro 

A meditação ajuda a reestruturar o cérebro, tanto no que se refere à parte neuroquímica quanto em relação ao funcionamento cerebral. Sendo assim, esse é o caminho para quem deseja ter uma melhor performance cognitiva, seja no trabalho, nos estudos ou em qualquer tarefa cotidiana. 

Uma neurocientista do Mass General e da Harvard Medical School identificou aumento na densidade da massa cinzenta em várias regiões cerebrais de participantes da sua pesquisa. Seu estudo consistia que essas pessoas participassem de um programa de oito semanas de práticas meditativas e de relaxamento. 

Rejuvenesce o cérebro
Rejuvenesce o cérebro

Quem medita consegue ter um melhor desempenho em relação à captação de conteúdos, capacidade da memória, melhora do foco e realização de tarefas mais longas e exigentes. 

4 – Diminui os pensamentos negativos

Já parou para pensar quantos pensamentos negativos você tem ao longo do dia? Já refletiu como eles impactam seu bem-estar e humor? Muitas vezes isso pode passar despercebido, mas os efeitos negativos são inevitáveis. 

Com a meditação, é possível controlar melhor seu pensamento para manter o foco no presente e afastar os pensamentos negativos, como preocupações com o que está para acontecer, lembranças que não te fazem bem ou perspectivas autodepreciativas.

O relaxamento corporal proporcionado pela meditação redireciona a atenção e os pensamentos de coisas negativas para questões mais leves e agradáveis, como apreciar os movimentos da respiração ou alguma sensação corporal do momento. Isso causa um alívio e faz com que as áreas cerebrais sejam estimuladas de maneira positiva, promovendo bem-estar físico e mental.

3 – Melhora as funções do organismo

Como já deu para notar, os benefícios da meditação não se restringem apenas à mente, mas impactam o corpo como um todo. A prática regula a liberação de hormônios, neurotransmissores e outras substâncias, melhorando, assim, as funções do organismo.

Outro dos benefícios da meditação, é a melhoria do funcionamento do nosso organismo
Outro dos benefícios da meditação, é a melhoria do funcionamento do nosso organismo

Assim, reduz os riscos de doenças diversas e ajuda a garantir que o corpo tenha um funcionamento equilibrado e saudável, como deve ser. O estado de relaxamento alcançado nas sessões de meditação ajuda a diminuir a pressão arterial, desacelera a atividade cerebral e amplia as defesas do corpo.

2 – Promove bem estar

Ao proporcionar relaxamento e o silenciar da mente, a meditação ajuda a criar a sensação de bem-estar. Até mesmo porque tudo está relacionado, e, com a melhora da saúde física e mental por meio da prática, os praticantes podem usufruir de maior tranquilidade e otimismo. 

Quem medita consegue analisar melhor as situações antes de tomar decisões, está menos suscetível aos sintomas de ansiedade, e tende a vivenciar com mais frequência sentimentos de empatia, gratidão, e compaixão no dia a dia, seja consigo mesmo ou com os outros a sua volta. 

A meditação não busca a cura de problemas de saúde, mas, como pudemos ver ao longo deste artigo, é uma prática que auxilia na construção de saúde no âmbito do bem-estar físico, mental e espiritual.

Além disso, quem pratica meditação também consegue lidar melhor com as próprias emoções, o que traz benefícios em todas as esferas sociais de sua vida.  

1 – Promove autoconhecimento e autocontrole

Por fim, não poderíamos deixar de pontuar o benefício que a meditação oferece em relação ao autoconhecimento. O silêncio e a quietude interior são aspectos favorecidos pela prática, e é só por meio desses aspectos que é possível olhar para dentro de si com mais amor e reflexão. 

Com a mente mais lúcida e tranquila, livre da agitação causada pelas ocupações diárias, você poderá vivenciar um caminho mais viável para o autoconhecimento e compreender melhor suas próprias emoções e percepções.

Consequentemente, passará a ter também maior controle sobre elas, o que ajuda a melhorar as relações – seja consigo mesmo, ou com familiares, amigos, colegas de trabalho e demais pessoas que fazem parte do seu cotidiano. 

A meditação promove o autoconhecimento e o autocontrole
A meditação promove o autoconhecimento e o autocontrole

Viu só quantas vantagens a meditação tem a oferecer? Todos os âmbitos da sua vida podem se beneficiar do impacto positivo que a prática propõe. Comece a meditar hoje mesmo e continue acompanhando nosso blog para mais dicas e orientações sobre esse assunto.  

Conheça a Cura Prânica

Grande parte das pessoas hoje sofre algum tipo de problema físico, emocional ou psicológico como dores crônicas, traumas, estresse, depressão, emoções de tristeza ou raiva, vícios que restringem pessoas à terem sucesso e serem felizes.

Se tratados energeticamente, e de maneira segura, em grande parte é totalmente eliminado e abre uma porta para uma nova vida, mais calma e mais feliz.

A Psicoterapia Prânica pode auxiliar e acelerar o processo de cura eliminando energias negativas, pensamentos negativos e destrutivos, pensamentos calcificados e irreais, traumas, vícios e compulsões, e muito mais!


Conheça a Cura Prânica

Grande parte das pessoas hoje sofre algum tipo de problema físico, emocional ou psicológico como dores crônicas, traumas, estresse, depressão, emoções de tristeza ou raiva, vícios que restringem pessoas à terem sucesso e serem felizes.

Se tratados energeticamente, e de maneira segura, em grande parte é totalmente eliminado e abre uma porta para uma nova vida, mais calma e mais feliz.

A Psicoterapia Prânica pode auxiliar e acelerar o processo de cura eliminando energias negativas, pensamentos negativos e destrutivos, pensamentos calcificados e irreais, traumas, vícios e compulsões, e muito mais!


Conheça o curso avançado de Pranic Healing

Pranic Healing é um sistema claro e didático de utilização da energia vital para melhorar qualquer aspecto da vida prática. Todos os cursos são presenciais e práticos, todos os conceitos apresentados são prontamente testados e praticados.

No primeiro nível, são introduzidos os princípios e técnicas por trás do funcionamento da Pranic Healing. Você irá praticar como sentir, ver e manipular a energia vital, aprenderá detalhes sobre a estrutura e funcionamento do corpo de energia e aplicará esse conhecimento em diversos exercícios, praticados em sala de aula, para a cura do corpo físico:

  1. Cura em si mesmo (auto-cura)
  2. Cura em outras pessoas.
  3. Cura à distância

Nesse curso você também irá aprender dentre diversos pontos:

  • O que é Karma, como ele funciona e como utilizá-lo como ferramenta.
  • A Meditação Nos Corações Gêmeos – Uma meditação curta e guiada, que tem um enorme poder de curar e aprimorar a vida de seus praticantes.  

Posts Similares