Reiki: o que é, benefícios, como funciona?

O processo de cura espiritual e mental é algo bastante difundido, e começou a se popularizar com o Reiki e, anos mais tarde, com a Cura Prânica. Essas são técnicas que visam melhorar a saúde e o bem estar dos praticantes ou pacientes por meio do uso da energia como fonte de cura. Mas entre essas duas técnicas, você sabe do que o Reiki se trata?

Muitas pessoas que estão iniciando nesse universo acabam confundindo o Reiki com a Cura Prânica, especialmente porque ambos dizem respeito ao uso de energias para encontrar a cura interior e também física, seguindo premissas como, por exemplo, que nossos sentimentos ruins podem acabar desencadeando doenças como câncer e depressão.

Confira em nosso post a seguir um pouco mais sobre o reiki e quais são seus benefícios!

O que é Reiki?

O Reiki é uma técnica que utiliza as mãos para transferir energia em si mesmo ou no paciente. Criada no Japão, a técnica tem como base a crença de que impondo as mãos em nosso corpo, conseguimos alinhar os centros de energias, conhecidos também como chakras, a fim de promover um equilíbrio energético que é responsável pelo bem estar mental e físico de cada indivíduo.

o reiki é uma espécie de terapia que auxilia no processo de cura e alívio de sintomas de ansiedade, estresse e depressão
O reiki é uma espécie de terapia que auxilia no processo de cura e alívio de sintomas de ansiedade, estresse e depressão com sessões de relaxamento

De acordo com os especialistas na área, o Reiki usa a energia vital universal, disponível para todos e que não é usada como deveria por conta das sujeiras energéticas que os pensamentos, sentimentos e atitudes negativas acabam provocando. Além disso, uma alimentação pobre em alimentos vivos e rica em industrializados, também impacta e acaba obstruindo os chakras, resultando em uma energia limitada.

Como o Reiki funciona?

Para realizar uma sessão de reiki, o terapeuta especializado na técnica, chamado de reikiano, deverá fazer uma limpeza energética no ambiente para garantir amor e harmonia dentro da sala. Em seguida, usará as mãos para mudar a vibração da energia para alívio de dore, como também a redução de sintomas de estresse e ansiedade.

é indicado combinar o reiki com outras técnicas terapêuticas para potencializar seus benefícios
é indicado combinar o reiki com outras técnicas terapêuticas para potencializar seus benefícios

Assim como a cura prânica, o Reiki não está conectado a nenhuma religião. A indicação é que seja aplicado também com outras técnicas terapêuticas para potencializar o bem-estar.

Quais os benefícios do Reiki

Controle do estresse e ansiedade

Um dos principais benefícios do Reiki é controlar e diminuir sintomas de ansiedade e estresse, contribuindo para um maior relaxamento e sensação de bem-estar. Algumas pessoas até mesmo usam o Reiki para encontrar a paz de espírito, já que é encarado como um calmante natural devido às técnicas de meditação e respiração.

Alguns especialistas até mesmo prescrevem os princípios do Reiki para serem aplicados no dia a dia, auxiliando no controle de sintomas de estresse e ansiedade.

Ajuda no tratamento da depressão

O Reiki é um grande aliado para quem sofre com a depressão, já que as técnicas conseguem alinhar a energia do corpo e reduzir os sintomas como a tristeza excessiva, cansaço físico e mental, perda de energia e desânimo.

o reiki ajuda os pacientes depressivos a controlar seus sentimentos e pensamentos negativos, aumentando a alegria e sensação de bem-estar
o reiki ajuda os pacientes depressivos a controlar seus sentimentos e pensamentos negativos, aumentando a alegria e a sensação de bem-estar

O ideal é alinhar o reiki com os tratamentos médicos para alcançar uma melhora mais acelerada e potencializar os efeitos positivos dos medicamentos prescritos por psiquiatras.

Alívio nos sintomas de insônia

Durante as sessões, os pacientes podem notar uma grande melhora em relação à agitação do dia a dia, já que o reiki desacelera a energia e muda sua velocidade e vibração para produzir ondas alinhadas nos chakras. Junto, ainda libera hormônios como endorfina e serotonina, que são excelentes para tratar insônia e criar uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Melhora na qualidade de vida

Graças ao relaxamento interior, limpeza da mente e auxílio na liberação de tensões emocionais, a técnica promove uma grande sensação de bem-estar, contribuindo para que a pessoa se sinta mais alegre, com mais esperança, automotivação e paz em seu dia a dia, o que impacta diretamente em seu ânimo durante as atividades e na forma como ela vive a vida.

Redução de dores crônicas

A técnica também visa promover um relaxamento durante as sessões, o que contribui para que as dores crônicas sejam tratadas, incluindo dores na coluna e enxaquecas, além de problemas mais sérios como artrite e artrose. Afinal, o Reiki reduz as tensões e fadigas musculares, auxiliando na redução do consumo de cápsulas analgésicas no dia a dia dos pacientes.

graças ao relaxamento e controle das tensões durante as sessões de reiki ajudam a aliviar as dores crônicas
graças ao relaxamento e controle das tensões durante as sessões de reiki ajudam a aliviar as dores crônicas

No entanto, não é recomendado ignorar as consultas médicas com especialistas como ortopedistas e neurologistas, especialmente em condições em que o uso de medicamentos é imprescindível.

O reiki na gravidez

Alguns especialistas acreditam que o Reiki pode ser um excelente aliado durante a gestação, especialmente por evitar sentimentos negativos que afetam o desenvolvimento do bebê, como também diminuir inseguranças e estresse, normais durante o período de gravidez.

O Reiki pode até mesmo contribuir para uma menor incidência nos casos de eclâmpsia ou pré-eclâmpsia quando aplicado junto a uma alimentação balanceada, o que evita os riscos de parto prematuro por diminuir o cortisol e a adrenalina e deixar a mãe em um estado de relaxamento maior.

Como o Reiki funciona?

O Reiki foi criado na década de 1920 por Mikao Usui, um japonês que passou 21 dias no Monte Kurama para entrar em contato com uma forma de energia misteriosa. A partir disso, a técnica passou a ser disseminada, seguindo alguns princípios para ajudar a pessoa a seguir seu caminho espiritual refletindo sobre sua vida e sentimentos, especialmente no que diz respeito a seus pensamentos e atividades negativas. 

os princípios do reiki visam o bem-estar e sentimento de gratidão e positividade, e o paciente não deve nutrir sentimentos e pensamentos negativos
os princípios do reiki visam o bem-estar e sentimento de gratidão e positividade, e o paciente não deve nutrir sentimentos e pensamentos negativos

Os princípios do Reiki são:

  • não se preocupar;
  • não se irritar;
  • ser amável e gentil
  • trabalhar com persistência;
  • ser grato.

Durante a sessão de reiki, o terapeuta leva o paciente a pensar nesses cinco princípios com os olhos fechados para tentar compreender as causas dos seus problemas, que podem acabar afetando sua saúde física.

Existe contraindicação do Reiki?

Não existe nenhuma contraindicação do Reiki e ele pode ser feito por qualquer pessoa. Porém, é importante que o paciente não substitua os tratamentos médicos pela técnica, especialmente pacientes que fazem tratamento para asma, diabetes, pressão alta e depressão. Afinal, o reiki é usado para aliviar problemas leves e auxiliar tratamentos das doenças, potencializando tratamentos médicos.

Quais são os principais Chakras do Reiki?

  • Chakra coronário: se localiza no topo da cabeça e controla a glândula pineal;
  • Chakra frontal: se localiza entre os olhos e controla cérebro, olhos, glândula pituitária e sinus;
  • Chakra cardíaco: se localiza no peito e está associado com o coração;
  • Chakra laríngeo: se localiza na garganta e tem ligação com a tireoide;
  • Chakra sacro: se localiza na altura dos órgãos genitais e controla o sistema e glândulas reprodutoras;
  • Chakra umbilical: se localiza acima do umbigo e é responsável pelo pâncreas, intestinos; vesícula, estômago, baço e fígado;
  • Chakra básico: se localiza na base da espinha dorsal e controla as glândulas supra renal, medula, coluna vertebral, rins e lombar.

Diferença entre Reiki e Cura Prânica

A grande diferença entre o reiki e a cura prânica é que o Reiki usa Energia Universal para o processo de cura, baseado no princípio que a energia possui consciência própria e sabe o que fazer dentro do corpo do paciente. Essa energia é projetada sem antes limpar a região a ser tratada. Leva um tempo após o tratamento para a energia limpa conseguir por conta própria remover a antiga energia doente do corpo do paciente. Por essa razão, em alguns pacientes pode haver uma reação radical, já que foi colocada energia limpa sobre a doente.

Enquanto isso, a Cura Prânica trabalha com o prana ou energia vital de fontes como sol, ar e terra. O curador não utiliza a própria energia para tratar o paciente, e o corpo de energia do paciente é limpo antes de receber a energia vital renovadora que vai acelerar o processo de cura. O paciente também pode promover a auto-cura quando aprende a aplicar as técnicas sozinho.

Agora que você aprendeu o que é reiki e viu todos os benefícios da técnica, não deixe de procurar um especialista ou estudar mais sobre o assunto para conseguir todos os benefícios da prática. Além disso, a técnica pode ser uma excelente maneira de lidar com o estresse e frustrações do dia a dia e evitar que suas emoções possam acabar impactando em sua saúde física.


Conheça a Cura Prânica

Grande parte das pessoas hoje sofre algum tipo de problema físico, emocional ou psicológico como dores crônicas, traumas, estresse, depressão, emoções de tristeza ou raiva, vícios que restringem pessoas à terem sucesso e serem felizes.

Se tratados energeticamente, e de maneira segura, em grande parte é totalmente eliminado e abre uma porta para uma nova vida, mais calma e mais feliz.

A Psicoterapia Prânica pode auxiliar e acelerar o processo de cura eliminando energias negativas, pensamentos negativos e destrutivos, pensamentos calcificados e irreais, traumas, vícios e compulsões, e muito mais!


Conheça o curso avançado de Pranic Healing

Pranic Healing é um sistema claro e didático de utilização da energia vital para melhorar qualquer aspecto da vida prática. Todos os cursos são presenciais e práticos, todos os conceitos apresentados são prontamente testados e praticados.

No primeiro nível, são introduzidos os princípios e técnicas por trás do funcionamento da Pranic Healing. Você irá praticar como sentir, ver e manipular a energia vital, aprenderá detalhes sobre a estrutura e funcionamento do corpo de energia e aplicará esse conhecimento em diversos exercícios, praticados em sala de aula, para a cura do corpo físico:

  1. Cura em si mesmo (auto-cura)
  2. Cura em outras pessoas.
  3. Cura à distância

Nesse curso você também irá aprender dentre diversos pontos:

  • O que é Karma, como ele funciona e como utilizá-lo como ferramenta.
  • A Meditação Nos Corações Gêmeos – Uma meditação curta e guiada, que tem um enorme poder de curar e aprimorar a vida de seus praticantes.  

Posts Similares