O que é e como fazer meditação?
Meditação: eu tenho certeza que em algum momento, você já ouviu falar sobre essa técnica, certo? Pois é. Trata-se de uma técnica que permite a condução da mente, acalmando e relaxando os pensamentos a fim de desestressar e aumentar a sua capacidade de foco e concentração. Hoje vamos te ensinar como fazer meditação.
Através dos métodos que envolvem a técnica, você consegue atingir a paz interior e níveis de tranquilidade absolutos, ajudando você no controle da insônia, estresse e claro, da ansiedade.
Embora ela consiga ser melhor aplicada em locais próprios, nada impede que você controle o seu ambiente e consiga fazê-la em casa. Para que você consiga atingir a prática com sucesso, o ideal é que você pratique diariamente, pelo menos 1 vez ao dia, pelo tempo de 5 a 20 minutos.
Quer saber como fazer a meditação, e o que realmente ela é? Então, continue no post com a gente!
O que é a meditação?
Meditação nada mais é do que ajudar você a focar num ponto, em sua respiração ou em uma frase (chamada de mantra), ajudando você a varrer a sua mente e eliminar os pensamentos conturbados que, geralmente, as mentes ansiosas tendem a ter.
A meditação ajuda você a tirar a sua mente do futuro, trazendo-a mais para o presente e conseguindo encontrar respostas mais óbvias e menos tumultuadas. Ela é uma das formas mais eficazes e também, mais acessíveis para você silenciar a sua mente.
Fora o controle da ansiedade, você consegue, através da meditação, ampliar sua zona de foco, aumentar a sua criatividade, diminuir o estresse de sua rotina, e ampliar os sentimentos de alegria. Ou seja, só benefícios! Ah, os efeitos da meditação só se ampliam com a prática recorrente.
Passo a passo de como fazer meditação
Embora pareça simples, a meditação nem sempre é fácil como parece. Isso porque ela precisa esvaziar a mente e concentrar no seu fluxo de respiração. Abaixo, listamos alguns passos simples para você começar a praticar.
Reserve um tempo para sua meditação
Coloque isso dentro da sua agenda a siga esse compromisso a fio. No começo, reserve pelo menos 5 minutos uma vez por dia para conseguir se concentrar e se desligar de tudo. Conforme você for conseguindo ampliar o seu momento de concentração, você vai expandindo esse tempo de qualidade.
Num cenário ideal, pense que a meditação deve acontecer 2 vezes ao dia, quando a gente acorda para que o dia fique mais tranquilo e antes de dormir, para que você consiga ter uma boa noite de sono.
Faça a meditação num local calmo e seguro
É importante que você se sinta seguro dentro do local que escolher meditar – e que esse lugar seja o mais calmo e tranquilo possível. Encontre, também, uma posição que se sinta bem e não fique incomodada.
Depois, o silêncio é perfeito. Isso porque através dele você consegue obter máxima concentração. Procure horários mais tranquilos e que você consiga se dedicar aquele momento, exclusivamente.
Preste atenção na postura ideal
Segundo a medicina oriental, a posição ideal da meditação é a postura de lótus, onde você se senta com as pernas cruzadas, colocando os pés sobre as coxas e permanecendo com as costas retas.
Concordo que de começo, pode não ser uma posição tão confortável assim e que só vai atrapalhar a sua concentração porque você não vai se sentir confortável. Por isso, busque a sua posição favorita – nem que seja deitado. O único requisito, nesse momento, é que você esteja 100% relaxado.
Controle sua respiração
Eis a chave do sucesso! Aprender a controlar a sua respiração é o ápice para uma boa meditação. E para que você consiga fazer isso, é necessário utilizar toda a capacidade do seu pulmão.
Faça uma respiração profunda, puxando todo o ar que conseguir, utilizando o tórax e a barriga, expandindo tudo. Depois, levemente, para uma respiração prazerosa e lenta. Observe o processo.
O controle da respiração no começo, pode sair meio atrapalhado, mas com o tempo você vai conseguindo controlar. Isso porque tendemos a respirar somente de modo automático e básico, não usando nossa capacidade total.
Nos primeiros momentos, você pode sentir desconforto, mas com tempo e persistência, vira automático.
Um exercício ideal para quem está começando é o de contar quatro segundos na inspiração e repetir todo esse tempo para a expiração. O intervalo entre a inspiração e a expiração, também chamado de retenção vazia, deve durar quatro segundos também.
Limpe sua mente
Na meditação, é importante que você se desprenda de todos os “barulhos” da mente. O segredo para conseguir se distanciar dessa realidade é ir se desprendendo, de forma gradativa, dos pensamentos automáticos.
Assim, quando começar a respirar, foque sua atenção em seu corpo. Sinta o seu coração batendo devagar, a planta dos pés tocando o chão. Sinta se sua boca está seca ou não, sinta a musculatura da pelve, o movimento que seu abdómen faz com a respiração… Enfim, fique consciente de seu próprio corpo.
Tenho certeza que você está desconectado dele há algum tempo.
Para ajudar no processo, você pode apagar as luzes e deixar uma música com sons da natureza, que vão te guiar pelos caminhos da mente. Outra dica é apostar em aromaterapia. Deixe o momento o mais reconfortante possível.
Benefícios da meditação para a saúde
Através da prática diária da meditação, alguns benefícios passam a ser percebidos, não só no controle da ansiedade e da depressão, como falamos anteriormente. Para te incentivar ainda mais, separamos para você as coisas boas vindas da prática:
- Melhora o foco
- Melhora o rendimento no trabalho
- Diminui as chances de recaída em doenças como depressão
- Ajuda no controle da pressão alta
- Diminui a insônia
- Amplia a qualidade do sono
- Melhora o controle da glicemia na diabetes
- Ajuda no tratamento contra o TOC
- Auxilia no tratamento contra distúrbios alimentares
Mesmo sendo uma técnica antiga, é notável até hoje seus fundamentos e efeitos, sendo recomendada por médicos e psicólogos ao longo de tratamentos. Você já tinha praticado alguma vez? Escreve pra gente nos comentários!
Conheça a Cura Prânica
Grande parte das pessoas hoje sofre algum tipo de problema físico, emocional ou psicológico como dores crônicas, traumas, estresse, depressão, emoções de tristeza ou raiva, vícios que restringem pessoas à terem sucesso e serem felizes.
Se tratados energeticamente, e de maneira segura, em grande parte é totalmente eliminado e abre uma porta para uma nova vida, mais calma e mais feliz.
A Psicoterapia Prânica pode auxiliar e acelerar o processo de cura eliminando energias negativas, pensamentos negativos e destrutivos, pensamentos calcificados e irreais, traumas, vícios e compulsões, e muito mais!
Conheça o curso avançado de Pranic Healing
Pranic Healing é um sistema claro e didático de utilização da energia vital para melhorar qualquer aspecto da vida prática. Todos os cursos são presenciais e práticos, todos os conceitos apresentados são prontamente testados e praticados.
No primeiro nível, são introduzidos os princípios e técnicas por trás do funcionamento da Pranic Healing. Você irá praticar como sentir, ver e manipular a energia vital, aprenderá detalhes sobre a estrutura e funcionamento do corpo de energia e aplicará esse conhecimento em diversos exercícios, praticados em sala de aula, para a cura do corpo físico:
- Cura em si mesmo (auto-cura)
- Cura em outras pessoas.
- Cura à distância
Nesse curso você também irá aprender dentre diversos pontos:
- O que é Karma, como ele funciona e como utilizá-lo como ferramenta.
- A Meditação Nos Corações Gêmeos – Uma meditação curta e guiada, que tem um enorme poder de curar e aprimorar a vida de seus praticantes.